segunda-feira, 18 de junho de 2012

Design didático: uma nova ideia?


O design didático foi inserido na educação para favorecer a aprendizagem de um modo mais dinâmico, motivador e facilitador.
Os ambientes são desenvolvidos para proporcionar ao usuário conteúdos, serviços, compartilhamento que tem como objetivo de relacionar à teoria pedagógica a rede.
As imagens, os vídeos, as músicas, os textos são pensados para uma educação qualificada, para tanto o design didático é uma ferramenta fundamental, principalmente nos cursos de EDA, pois estimulam a aprendizagem.
E a web.2 proporciona desenvolver aplicativos, sites, programas educacionais  com mídias diversificadas podendo ser usadas ao mesmo tempo e/ou por várias pessoas como as mídias sociais. O que torna a aprendizagem mais colaborativa.
Também não podemos negar que as AVAs e a WEB. 2 gratuitas favoreceram a dinamização dos cursos on-line. Na rede a todo o momento encontramos novidades que motivam, inovam, colaboram com a construção individual e coletiva do conhecimento.
E só dar um clic!


terça-feira, 5 de junho de 2012

Um sonho muito louco



     Um matuto que vivia na cidadezinha de Mantena chamado Bento, sonhava em conhecer o mar. Certo dia ele vendo um comercial de uma agência de turismo ficou encantado com uma bela cidade no litoral do Rio, Cabo Frio. E falava todos os dias dessa bela cidade que lhe encantava os olhos. Sua vontade era tanta de ir lá que certa noite ele sonhou com essa cidade, o mar, as praias, as pessoas bonitas e sorridentes, igual ele viu no comercial, porém algo estranho aconteceu em seu maravilho sonho, um homem mulato, alto e com as vestes de uma época muito antiga apareceu em sentado no banco da orla admirando o mar e ao mesmo tempo não tirava os olhos dele, Bento desconfiado e por isso indaga o homem:
      __ Oia, moço se me desculpe, mas o senhor não acha que essa roupa num tá um pouco quente, carolenta por demais
      __Bem meu caro nasci aqui, bem sei do que você esta falando,deveras está muito quente,mas é costume meu vestir-me assim.
     __ O senhor é de igreja? Sei como que é.
     __ Ficaste encantado com a beleza da minha cidade não é?
     __ E bonita por demais!
     __ Você pode ver isso e muito mais, se conhece-la de perto, vá a minha casa o endereço deixo anotado aqui.
Quando o matuto acordou realmente acreditou naquela história, pois encontrou um bilhete em cima da cômoda com os seguintes dizeres:
     “Te encontro na minha bela cidade Cabo Frio, para me encontrar vá ao Charitas  no centro. Assinado Teixeira e Sousa “.
O matuto Bento juntou mais do que depressa suas economias, chamou sua mulher Marieta, arrumou as trouxas e partiu para Cabo Frio. Sua mulher meio desconfiada foi sem entender direito o que estava acontecendo, porém não agüentava mais o marido com essa conversa e resolveu pagar pra ver.
     Ao chegar em Cabo Frio se encantaram com tantas belezas naturais, históricas e turísticas. Já cansados Bento disse a Marieta:
   __ Vão simbora Marieta pra casa de seu Teixeira por que eu quero descansar meus ossos.
   __ Oia, aí Bento o tar Caríta, como seu Teixeira falô.
   Já no Charitas:
   __ Moça, a gente veio a mando do seu Teixeira ele tá
   A funcionária não entendendo que se tratava indagou:
   __ Não temos nenhum funcionário com esse nome, você tem o primeiro nome dele
   __ Teixeira e Sousa. Respondeu.
   __ Não temos mesmo ninguém com esse nome, aqui é a casa da cultura, tem certeza que é aqui
   __ Então me chama Dona Cultura que eu proseio com ela, ocê só trabaia aqui num ta sabendo da ordi
   A funcionária admirada respondeu: __Vou chamar o secretário para lhes esclarecer melhor, espere um momento.
    Depois de ouvir toda a história inusitada de seu Bento o secretário lhe explicou: __ Então seu Bento , Teixeira e Sousa  foi um grande poeta, pintor, romancista brasileiro, porém a muito tempo ele não está mas entre nós.
   __ O que, ele ainda num chegou
   __ Não, seu Bento ele só está em nossas memórias, corações, história, até em sonhos como do senhor, mas presente como nós não.
    __ Ele tá aonde.Perguntou Marieta desconfiada.
    __ Senhora, ele faleceu há muito tempo. Respondeu o secretário já cansado.
    __ O que ele bateu as botas Meu Deus! Por que o senhor não disse logo.
    Marieta sussurra no ouvido de Bento: __ Ocê num vê, eis num que é dá guarita pra gente, num percebeu ainda
    Bento muito chateado respondeu ao secretário: __ Fala pro seu Teixeira que num vai ficar assim, quem chamo a gente foi ele. E saem do Charitas muito furiosos. Mas caminhando pela orla da praia do Forte sentindo a brisa vão se acalmando, quando derrepente Bento vê o próprio Teixeira e Sousa caminhando a o passos leves pelo calçadão.
  __Sabia que ocê num tinha morrido o seu secretário queria enganar a gente.
Marieta  muito indignada reclamou: __ Escuta aqui seu Teixeira sua muié Dona Cultura num quis prosiar com a gente. O Carítas num tava lá e a gente  num descansou nossas costelas até agora.
  Teixeira e Sousa olha com serenidade para eles e responde:
  __ Eu lamento por tanto desconforto que causei a vocês, mas realmente fico passeando por aí, vagando por esta cidade tão linda.
  Marieta toda confusa e novamente cochicha no ouvido de Bento:
  __ Oia, Bento Dona Cultura deve te brigado com ele por causa do seu filho Caríta, coitado!
  Bento comovido e cheio de compaixão fala a Marieta: __ Nos aluga um quartinho e ele fica com a gente.
  __ Não se preocupem comigo sou lembrado por todos da minha cidade, nunca ficarei esquecido.
  __ Tá vendo Marieta ele num tá mentindo, a briga mesmo foi com a dona Cultura por causa do filho Caríta.
  __ É mesmo. Respondeu Marieta.
  __ Nunca brigarei com a cultura pois ela é minha razão de ser e o Charitas é onde sou lembrado a todo momento. Por hora já vou, mas não se esqueçam da minha bela Cabo Frio.
  __ Num tem como esquecer é bonita por demais. Responde Bento.
   E Teixeira e Sousa vai embora cantarolando pela orla.
   Marieta e Bento abraçados refletem:
   __É seu Teixeira ama mesmo a dona Cultura, que pena a gente não a conheceu, acho que através dela conheceríamos melhor seu Teixeira.
  __ Ele a protege com toda sua força você viu, Marieta
  __ Se todos fossem assim amando, valorizando sua Dona Cultura, a vida seria bem melhor.
E vão de mãos dadas pelas ruas do canal.

ARTHUR

Quem és tu?...
Ò pequena criatura...
A penetrar no meu ventre,
Se aconchegar,
Se nutrir
E ser tão amado por mim?
Diga-me ó pequena criatura
Se já és capaz de adivinhar
O quanto te amo,
O quanto te quero?
Estremecestes? Ó pequena criaturinha!
Entenderei como um sim,
Sim a vida!
Que já se faz recíproco
Sim de Deus,
Seu tecedor,
Seu criador.  

Leziane

segunda-feira, 4 de junho de 2012

Vai vendo...


Preste muita atenção!


Quem namora!


Quem namora agrada a Deus. Namorar é a forma de viver um amor. Não namora quem cobra nem quem desconfia. Namora, quem lê nos olhos e sente no coração as vontades saborosas do outro.
Namora, quem se embeleza em estado de amor. A pele melhor, o olhar com brilho de manhã. Namora, quem suspira quem não sabe esperar, mas espera quem se sacode de taquicardia e timidez diante da paixão. Namora, quem ri por bobagem, quem entra em estado de música do metro, quem sente frios e calores nas horas menos recomendáveis.
Não namora quem ofende quem transforma a relação num inferno ainda que por amor. Amor às vezes entorta, sabia? E quando acontece, o feito pra bom faz-se ruim. o invejoso / a não namora tampouco o violento!
Namorados que se prezam têm a sua música, e não temem se derreter quando ela toca. Ou, se o namoro acabou nunca mais se esquecem.
Namorados que se prezam gostam de beijo, suspiro, morderem o mesmo pastel, dividir a empada, beber no mesmo copo. Apreciam ternurinhas que matam de vergonha fora do namoro  ou lhes parecem ridículas nos outros.
Por falar em beijos, só namora quem beija de mil maneiras e sabe cada pedaço e gostinho da boca amada. Beijo de roçar, beijo fundo, inteirão. Beijo na testa, no seio na penugem, beijo livre como o pensamento, beijo na hora certa e no lugar desejado. Sem medo nem preconceito. Beijo na face, na nuca e aquele especial atrás da orelha no lugar que só ele conhece.
Namora quem começa a ver muito mais no mesmo que viu e jamais reparou flores, árvores, a santidade, o perdão , Deus, tudo fica mais fácil para quem de verdade sabe namorar. Por isso só namora quem se descobre dono de um lindo amor, tecido do melhor de si mesmo e de outro. Só namora quem não precisa explicar quem já começa a falar pelo fim, quem consegue manifestar com clareza e facilidade tudo o que fora do namoro é complicado.
Namora, quem diz: “Precisamos muito conversar”; e quem é capaz de perder tempo, muito tempo, com a mais útil das inutilidades e pensar no ser amado, degustar cada momento vivido e recordar palavras, fotos e carícias com  uma vontade doida de estourar o tempo e embebedar-se de flores astrais. Namora, quem falada infância e da fazenda de férias, quem aguarda, com aflição, o telefone tocar e dá um salto para atendê-lo antes mesmo do primeiro trim. Namora quem namora quem à toa chora quem rememora quem comemora datas que o outro esqueceu. Namora, quem sonha quem teima quem vive morrendo de amor e quem morre vivendo de amar.
( Artur da Távola – o Dia, RJ. 12 jun.199º, p1- caderno D)

Vocábulo namorar é proveniente do termo; em + amor + ar, ou seja, significa: “inspirar amor em”, “tornar-se apaixonado” “encantar”, “atrair”, “seduzir” “apaixonar”, “deixar-se possuir de amor”. “Estar enamorado”.