terça-feira, 17 de maio de 2016

Plasticidade cerebral: um conceito que pais, alunos e professores deveriam conhecer

Ana Maria Diniz

05 maio 2016 | 10:53

A compreensão de que o cérebro é capaz de remodelar suas próprias estruturas e funções a partir de estímulos externos enterrou o deterministo biológico no funcionamento da mente. Já está na hora de aplicar este conhecimento na educação

O século 20, com suas incríveis descobertas científicas, virou o mundo do avesso. Munido de tecnologia, em menos de cem anos o homem inventou a penicilina, o chip, foi à Lua, voltou, sequenciou o genoma humano, clonou uma ovelha e conectou o mundo por meio de uma imensa rede virtual– só para citar alguns feitos. Também aprendeu coisas que nem imaginava sobre si mesmo.


Uma das mais impressionantes diz respeito ao cérebro, a máquina hipercomplexa que possibilitou todas as façanhas descritas acima (e muitas outras). Com a ajuda de aparelhos de neuroimagem e eletromodulação, neurologistas puderam, enfim, observar o órgão em funcionamento. E descobriram que ele mais é plástico, maleável e capaz de remodelar suas próprias estruturas e funções de acordo com estímulos externos e com as necessidades do que se suspeitava.
Isso aconteceu nos anos 90. Até então, predominava a convicção de que, após os primeiros anos de vida, o cérebro adquiria uma estrutura rígida, inalterável. Também era tido como certo que os neurônios, uma vez danificados, não podiam se regenerar.
A esta altura, você deve estar se perguntando: e o que a educação tem a ver com isso?
Muita coisa.
Como escreveu o médico canadense Norman Doidge em o Cérebro Que Se Transforma, best-seller mundial, lançado no Brasil pela Editora Record, as consequências da descoberta da plasticidade são enormes e afetam o cotidiano de cada um de nós. “Essa nova percepção do cérebro enterra qualquer vestígio de determinismo biológico nos distúrbios da mente, nos vícios e no aprendizado”, diz Doidge em seu livro.
Ou seja: trata-se da comprovação científica de que ninguém está fadado a ser de um único jeito para o resto da vida, nem a conviver com limitações e deficiências. Podemos, todos, aprender melhor. Ensinar melhor.  E sermos amanhã melhores do que somos hoje.
Eis três exemplos simples de como essa descoberta da neurociência pode influenciar de forma positiva a educação:
-Professores cientes da plasticidade cerebral entendem que seus alunos podem, por meio dos estímulos certos, mudar seus cérebros para melhor, e buscam caminhos para auxiliá-los de forma mais efetiva em suas dificuldades.
– Crianças com dificuldades de aprendizado, se conscientes de que podem aprimorar e adquirir novas habilidades, seriam menos suscetíveis a problemas de baixa auto-estima e falta de motivação,, fatores que afetam de forma negativa o aprendizado.
– Ao entenderem as limitações dos filhos como algo superável, os pais buscariam caminhos alternativos para ajuda-los em vez de se conformar com o baixo desempenho escolar,dando a eles a oportunidade de ser desenvolverem de forma plena.
O problema é que a maioria dos pais, alunos e, principalmente, professores não faz ideia do que seja plasticidade cerebral. Continuam a acreditar que o cérebro é mais menos fixo, como aprenderam na faculdade. Pior: grande parte dos docentes acredita em nos chamados neuromitos – ideias oriundas de informações neurocientíficas mas sem nenhum fundamento, que não passam de especulações ou interpretações equivocadas.
Foi o que revelou uma pesquisa realizada com professores da Inglaterra, Turquia, Grécia, Holanda e China, publicada na Nature Reviews Neuroscience há pouco mais de um ano. Dos professores entrevistados, por exemplo, 90% acreditavam que os alunos aprendiam melhor quando ensinados no seu estilo de aprendizado favorito (visual, auditivo ou sinestésico) e mais da metade dividia a convicção de que o ser humano usa apenas 10% da capacidade seu cérebro – duas afirmações desacreditadas por cientistas sérios.
Como se vê, já passou da hora de a neurociência frequentar a escola.

FONTE: http://educacao.estadao.com.br/blogs/ana-maria-diniz/plasticidade-cerebral-um-conceito-que-pais-alunos-e-professores-deveriam-conhecer/






domingo, 15 de maio de 2016

Atividade 03 – Mosaico Verde e Amarelo – EVA, Crystal cola e Cola de EVA


Material: Eva verde e amarelo, Cola para EVA, Crystal cola verde e amarela, régua, tesoura e lápis.

Modo de fazer:
 a) Recorte retângulos verdes e amarelos em EVA (Sugestão – 20cm x 15cm).
 b) De para cada criança um retângulo verde ou amarelo. Para a criança que recebeu o retângulo amarelo, dê um pedaço de EVA verde e, a criança que recebeu o retângulo de EVA verde, dê um pedaço de EVA amarelo.
 c) Sugira um tema para que as crianças façam seus trabalhos, “Belezas do Brasil”, por exemplo. As crianças irão recortar o EVA e colar sobre o retângulo. Deverão esperar secar e, depois, dar os acabamentos com Crystal cola verde ou amarela.
 d) Para finalizar, junte todos os trabalhos e monte um mosaico verde e amarelo.




















Atividade 04 – Caderno Personalizado – Tinta Acrílica e Crystal cola

Material: caderno ou agenda, Base branca acrílica para artesanato, Tinta Acrílica fosca verde e amarela, Crystal cola verde e amarela, cartolina, tesoura e lápis.

Modo de fazer:
 a) Tire o espiral do caderno e pinte as capas com Base branca acrílica para artesanato. Se achar que é necessário dê uma segunda demão depois que secar a primeira.
 b) Peça aos seus alunos que desenhem as letras que compõem o nome delas. Eles deverão recortar as letras e montar uma composição na capa do caderno. Riscar.
 c) Pintar as letras e o fundo em verde e amarelo com a Tinta Acrílica fosca.
 d) Contorne com Crystal cola verde ou amarela e complete o trabalho ao seu gosto com texturas e relevo.
 e) Recoloque o espiral no caderno.


Conteúdos trabalhados:
 - Datas Comemorativas – “07 de Setembro – Dia da Pátria” - História
 - Hino Nacional Brasileiro e Bandeira Brasileira
 - Valores pátrios
 - Linhas, formas, cores, sobreposição, composição, proporção, textura, harmonia

Técnicas trabalhadas:
 - Pintura e colagem (Atividade 01)
 - Pintura em sucata e montagem (Atividade 02)
 - Recorte e colagem em EVA e montagem (Atividade 03)
 - Pintura com textura e relevo (Atividade 04)

Possibilidades de trabalho:
 - Pergunte aos seus alunos o que eles sabem sobre o “Dia da Pátria” e porque ele é comemorado no dia 07 de setembro. Conte um pouco da história do descobrimento do Brasil e da colonização pelos portugueses até o Dia do Fico.
 - Relembre o Hino Nacional Brasileiro e fale da importância de cada cidadão conhecer o hino do seu país e saber cantar. Cantem juntos o Hino Nacional.
 - Fale da Bandeira Brasileira, o significado das cores, época que foi criada, as formas geométricas que ela tem e o que ela significa.
 - Fale sobre as cores que representam cada país e que apesar que termos as quatro cores na nossa bandeira (azul, branco, verde e amarelo), as cores que representam o Brasil são o verde e amarelo.
 - Peça que realizem atividades com as cores do Brasil.
 - Exponha os trabalhos e chame os pais para compartilharem com os filhos. Nota: É importante que não tenha um “modelo” exposto para que o aluno copie. Deixe que seu aluno faça do seu próprio jeito.

Observação: Para saber sobre as demais Datas Comemorativas consulte os livros “Comemorando e Aprendendo” I, II, III e IV de Ivete Raffa – Editora Giracor.

Dicas: 
 1. Atividade 01 - Ao invés de utilizar etiquetas de bolinhas, a criança poderá pintar o papel de amarelo e recortar formas geométricas, letras, etc.
 2. Atividade 02 – Aproveite a confecção do relógio para trabalhar o tempo (horas, minutos, segundos).
 3. Atividade 03 - A Cola para EVA não é instantânea, para utilizá-la passe pouca cola e cole sobre a base de EVA. Espere secar e só depois trabalhe com a Crystal cola. Para montar o mosaico é importante que se tenha o número de trabalhos com base amarela e verde iguais.
 4. Atividade 04 – Deixe que as crianças criem as letras do próprio nome, não dê molde. Sugira na lousa, letras que lembram salsichinhas, letras que lembram palitos de sorvete ou outros tipos.

Ivete Raffa
Arte educadora e pedagoga
www.iveteraffa.com.br

quinta-feira, 12 de maio de 2016

O QUE É MERITOCRACIA ?

 
Entendendo em uma única lição por que o Brasil e os EUA são tão diferentes.
Esse jovem na foto é o João, ele tem 22 anos e é um cara bem bacana. João frequentou as melhores escolas, cursos e academias e tem amigos e amigas bem legais. Todos gostam de João.
Ele tem muita vontade de aprender e progredir na vida! Ele é bem esforçado, inventivo e talentoso.
João cursa engenharia civil na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), mas não quer fazer estágio em nenhuma construtora ou empresa de engenharia.
Isso é pouco para João!!
Ele é bondoso e quer mais que isso! Em verdade, Ele pretende ingressar na política e ajudar o povo!
João é muito esperto, sagaz e inteligente.
Mesmo antes de concluir o ensino superior, João já foi contratado como chefe de Gabinete do Estado de Pernambuco e trabalha diretamente com o governador Paulo Câmara (PSB).
Parabéns, mandou bem João! Você é "D+".
O salário LÍQUIDO de João é de R$ 7.787,43. Para quem não tem experiência alguma, seu primeiro emprego não está nada mau.
O chefe de Gabinete, como todos sabem, é o braço direito do governador, pois controla a agenda de compromissos do governante. É um trabalho que exige muita qualificação!!
João tem experiencia zero, mas compensa isso com vontade de aprender! Grande garoto esse tal João. Vai longe!
O antecessor de João era Ruy Bezerra, formado em Direito pela Faculdade de Direito do Recife, com pós-graduação em Gestão Pública e Controle Externo, pela Universidade do Estado de Pernambuco (UPE) e Auditor das Contas Públicas do Tribunal de Contas do Estado (TCE/PE), desde 1996, onde ingressou por concurso público.
Ruy Bezerra até que tinha um currículo um pouco melhor que o de João, mas não tinha o sobrenome "Campos"!
João é filho de Eduardo Campos, ex-governador de Pernambuco falecido em um acidente aéreo durante a campanha presidencial de 2014.
Em outras palavras, João integra um dos clãs que controla a vida política de Pernambuco há 50 anos!
A família Campos, como toda boa família de “coronéis”, pratica o velho e conhecido patrimonialismo.
Para completar, a irmã de João, Maria Eduarda, também assumiu um cargo na Prefeitura do Recife, capital de Pernambuco, no início de fevereiro.
Essa menina ao lado de João não é Maria Eduarda.
Ela se chama Malia Obama. Talvez você reconheça o sobrenome.
Ela é americana e tem 17 anos. Malia também trabalha!!
Malia foi contratada como estagiária no set do seriado "Girls", do canal de TV HBO.
Sua função? Servir cafés aos atores e prestar auxílios gerais no set de filmagem.
Entendeu o que "é" e o que "não é" meritocracia?
Entendeu por que o Brasil e os EUA são tão diferentes?

fonte:  https://www.facebook.com/rodrigo.mezzomo/

terça-feira, 10 de maio de 2016

Feliz aniversário minha vida, meu sonho realizado, te amo muito!

Conhecerei um rapaz forte, bonito, que tentará fazer piadas engraçadas para a mãe e principalmente para as gatinhas, mas nisso ele não será bom, porém ele será muito carinhoso e brincalhão. Não terá medo de obstáculos que a vida irá lhe oferecer...
Será um homem paciente com sua esposa e um ótimo profissional, seja ele lixeiro, médico ou astronauta, ainda não decidiu. Ele será amante das belas artes e adorador de um Deus vivo. Será apaixonado pela irmã e será um homem integro capaz de respeitar a vida de seus semelhantes e grato por cada dia de sua existência. Este homem ainda é um belo menino que já traz consigo estas características, por isto é tão fácil, percebe-las antemão. Te amo Erick Dias Rodrigues ,no que você é e no que você ainda será. Beijos Mamãe.

FELIZ ANIVERSÁRIO!

 

domingo, 1 de maio de 2016

Preciso lembrar disto

você usa um Windows em casa ou no trabalho, temos uma notícia boa: existem inúmeros atalhos do teclado de seu computador que podem facilitar e agilizar bastante sua vida! Embora a maioria de nós se limite ao CRTR + V, CRTR + C, para copiar e colar, o mundo da tecnologia é maravilhoso e nos oferece recursos muito melhores que esses, há apenas algumas teclas de distância.
Na lista que preparamos abaixo, aliás, você vai perceber o quanto perdeu esse tempo todo por não conhecer alguns atalhos do teclado Windows. Isso porque os tais atalhos do teclado que você vai conhecer, pode fazer algumas tarefas e etapas da digitação e da navegação serem concluídas em segundos.
É assim, por exemplo, quando você apaga um texto sem querer e quer recuperá-lo. Como você vai ver abaixo, teclando atalhos do teclado como ALT + Backspace, você consegue recuperar tudo, sem o menor esforço. Fantástico, não?
Aliás, para você que se sente meio fora desse mundo online e tecnológico, a coisa toda dos atalhos do teclado não é a única dica que o Segredos do Mundo dá para incluir você nesse universo. Por aqui existem outras matérias que podem ajudar você de outras maneiras, desvendando a você alguns segredos para digitar mais rápido no iPhone (clique para ler) e corrigindo algumas tecnologias que você sempre usou de forma errada (clique para ler).
Mas, voltando à “missão” de hoje, se prepare para ter a vida facilitada daqui para frente e não desgrude da seleção de atalhos do teclado Windows que fizemos.

Confira alguns atalhos do teclado que você, provavelmente, não conhece:

1. ALT + Backspace

1
Traz de volta o texto que foi apagado sem querer.

2. CTRL + ALT + TAB

2
Abre o alternador de janelas.

3. CTRL + SHIFT + T

3
Reabre a ultima guia fechada.

4. Windows + L

4
Logoff.

5. CTRL + Y

13
Refazer o que acabou de ser desfeito

6. Windows + TAB

10
Melhor que alt + tab (windows 7)

7. CTRL + SHIFT + N

5
Abre uma janela no modo privada no browser (Google Chrome)

8. CTRL + T

6
Abre uma nova aba no browser.

9. CTRL + ALT + DEL

8
Abre o gerenciador de tarefas ou uma central de segurança, dependendo da versão do windows.

10. CTRL + SHIFT + ESC

9
Abre o gerenciador de tarefas direto.

11. ALT + TAB

10
Alterna entre as janelas do browser.

12. CTRL + Esc

11
Vai para o Menu Iniciar direto.

13. ALT + F4

12
Fecha a janela ou programa.

14.Windows + D

14
Recolher tudo e mostrar a área de trabalho

15. Windows + seta para baixo

16
Minimizar janela

16. Windows + seta para cima

15http://scnoticiador.blogspot.com.br/2016/04/16-atalhos-do-teclado-que-voce-nao.html