quinta-feira, 23 de junho de 2011

Educação Digital na escola


Fonte: Google imagens
O PROINFO aliado ao LINUX desenvolve tecnologias de informação e formação as redes públicas articulando as atividades escolares à informática educativa.
Linux é um sistema operacional que permite utilizar, distribuir e modificar arquivos, programas e ferramentas. Tornou-se popular devido à segurança, economia e estabilidade que proporciona. O software é gratuito e está empregado em muitas escolas de nível fundamental e médio como auxílio ao processo de ensino e aprendizagem.
As distribuições de GNU/Linux começaram na década de 90, contribuindo para a fuga dos tradicionais sistemas operacionais como Microsoft Windows e Mac OS.
Graças a estes recursos tecnológicos a educação brasileira amplia o acesso a mais de 130 mil instituições escolares em todo território nacional.
Pois as novas tecnologias não restringem aos conteúdos básicos de cada série, mas ela tem um papel transformador e inovador acompanhando a realidade dos usuários bem como webtransportá-lo a outros mundos.
Baseado a estas idéias, o Proinfo é um curso que proporciona os professores a aliar conhecimento tecnológico e pedagógico, bem como outras considerações como situação social da escola, linguagem diversificada, mídias que a escola oferece. E por fim tornar a aprendizagem mais lúdica, mais significativa e mais rica para o aluno.

Fontes:

ALFABETIZAÇÃO X TECNOLOGIA






Querida PSICOPEDAGOGA !

           Escrevo-lhe esta missiva, pois já não sei mais o que faço. Estudos recentes no ambiente educacional  relatam que crianças de 0 a 7 anos possuem seu desenvolvimento cognitivo aberto a novas descobertas,  são crianças que necessitam de ambientes propícios para desenvolver suas habilidades e com isso transformar-se e ser transformada pelo mundo em seu entorno.
           Mas, antes que me diga alguma coisa, qualquer coisa que seja ...  Estou enviando estas LINDAS FOTOS do Meu Filhote de 5 anos que tirei ontem quando cheguei em casa depois de um dia exaustivo de trabalho!


 OBSERVAÇÃO: Estas são as paredes da minha sala que pintei semana passada!

                         Nesta foto foi quando o peguei em flagrante!                                                                                                                                                                                                 

 Nestas fotos ele esta me explicando que já sabe escrever o sobrenome,


E estes benditos palitos de picolé são: "Papai, mamãe, eu e meu irmãozinho!


Delhalhe: Ele ainda é filho único e não ESTOU GRÁVIDA!


Olha a cara dele de felicidade,  
 que me desmanchou quando disse:
 __ É PRA VOCÊ MAMÃE! GOSTOU?



Querida psicopedagoga, não esqueça de me enviar a resposta o MAIS rápido possivel.

 Assinado: Pais desesperados.

terça-feira, 14 de junho de 2011

Um homem, um fogo, um computador, uma ideia!


O homem é um ser pensante e por isso constantemente procura desafios. Seja para sua sobrevivência como nos tempos primórdios, seja nas tecnologias como dias atuais, a inquietude humana é a válvula precursora para o desenvolvimento global.
A globalização necessita da comunicação, é uma questão vital para o mundo atual.
E uma comunicação dinâmica, interativa, instantânea e com qualidade, as novas tecnologias renovadas, recriadas proporcionam a todo o momento para usuários individuais, coletivos, empresas, entre outros.
A conexão entre “mundos” garantem informações entre os mesmos, agilidade nas informações, qualidade de tempo, lucro efetivo.
É notório que o longo da história percebeu-se que o conhecimento atrelado a informação são subsídios importantíssimos para o desenvolvimento humano, faz parte da cultura.
E o homem por natureza é um ser cultural, vive pela cultura, na cultura.
E a cultura desde século é informação/formação. E os recursos tecnológicos é a lenha para este momento histórico, assim como o fogo para os primatas no inicio da era humana há milhões de anos atrás.

Fonte imagem: http://saraswatti-imagens.blogspot.com/2010/04/fogo.html

Leziane – atividade 2 - PROINFO

Da só uma espiadinha no meu site!

sábado, 11 de junho de 2011

sábado, 4 de junho de 2011

Netiqueta : “educação é bom, e todo mundo gosta”.



http://ciberprensa.com/netiqueta-y-responsabilidad-del-lector/
    Bons modos são valorizados desde o tempo da “carochinha”, educação, etiqueta  perpassam pelo tempo e sociedade, atualmente  implica vários meio de comunicação inclusive a internet.
 Diante de tantas formas de expressão que a rede proporciona aos seus usuários é necessário  procurar práticas, condutas que vão de encontro ao bom senso facilitando a compreensão de todos e que viabilize a vida dos  que dela  precisam, seja no trabalho, estudo, fruição entre outros.
    Para tanto a Netiqueta  é um conjunto de regras não-oficiais que tenta estabelecer um padrão de comportamento na internet, essas regras embora não sejam legalizadas ajudam e muito na convivência dos usuários da rede e evitam mal estar, em atitudes, palavras, excessos que podem ser prejudicial provocando equívocos, incompreensão, inimizades,  e até desemprego.
    Netiqueta não é para prejudicar ninguém, mas sim tornar a internet menos caótica, ensinando pessoas atitudes de respeito para consigo mesmo e para com os outros usuários.
    Entre as diversas regras estabelecidas as mais frequentes estão em não enviar frases vazias como: “muito bem” ou “eu concordo”, até em poucas palavras o  contexto e objetivo devem ser priorizados  facilitando a compreensão de quem vai ler. Também escrever em letras maiúsculas significa que esta gritando com o destinatário, o uso de palavrões mesmo que abreviados, ou com asteriscos não fica bem, xingamentos é uma tremenda falta de educação mesmo que alguem tenha mandado para você não pague com a mesma moeda. É reprovável envolver Deus em assuntos profissionais, corriqueiros pessoas podem ficar chateadas acreditando que você  fez por implicância.
    A internet é um direto de todos e não privilégio de alguns, é um recurso publico por isso ao esforça-se para não ser mal-educado, ou até incomunicável com gírias, palavras curtas, ou que pertencem um determinado grupo, ajudam em uma convivência harmoniosa entre os usuários da rede.  
    Algumas dicas são primordiais na netiqueta :não espalhar fofoca que circula na net,  não usar auto-resposta, ter uma  identificação previa, ser claro, não ser repetitivo, dar um tempo para as pessoas responder sem ficar cobrando excessivamente, não telegrafar mensagens enter outras.
    Ler com atenção antes de responder, desenvolver respostas, exige tempo se preferir formate, mas mande somente no dia anterior.
    Pequenos detalhes virtuais fazem grandes diferenças na vida pessoal.
    


      Fontes: RYAN.COM.BR
                            www.icmc.usp.br/manuais/bigDummy/netiqueta.htmlwwaeec
http://www.cederj.edu.br/fundacao/
http://ciberprensa.com/netiqueta-y-responsabilidad-del-lector/

TODO MUNDO TEM UMA REDE SOCIAL...

Fonte: blog  pó de giz
Macaé... Simplismente assim!

O HOMEM QUE QUERIA SE CASAR!


Em uma cidadezinha no interior de Minas Gerais morava um homem que se chamava Felisberto. Ele tinha vários animais, galinhas, porcos, gatos, cachorros, vacas, bois e o seu cavalo querido Januário.
 Porém ele era muito solitário, queria se casar. Então ele refletiu:
_ “ Hara, moça bunita a gente só acha na capitar, vô pega o Januário e  ir até lá pra arranja uma muié” . Ele pegou seu cavalo e galopou um dia e uma noite, umas horas rápido outras devagar, umas horas assoviando, outras cantando, Aos poucos eles foram ficando muito cansados, passou por matas quebrado vários galhos das árvores e ouvindo os pássaros. Passou pela cachoeira parou bebeu água molhou-se e continuou sua viagem, porém no entardecer da noite que ironia, a chuva começou fina e foi piorando, piorando até relampejar caindo até granizo.
O cavalo Januário e o Felisberto com o susto da tempestade se estabacaram no chão rolaram morro afora.
Felisberto se sujou todinho, e todo machucado foi se arrastando até a cidade.
Na primeira casa que ele avistou tirou o cadeado do portão bateu na porta e quem diria uma linda e formosa moça apareceu, compadecida cuidou de Felisberto. Ela rasgou um pano para limpar suas feridas, deu-lhe um copo d’água o alimentou-o com uma sopa, colocou lenha na lareira para aquecer o pobre homem.
 Depois de recompor-se Felisberto contou a linda moça toda sua história de solidão. Então ela comovida chorou muito, abraçou e beijou Felisberto.
Ela também contou que vivia só e que estava à espera de alguém.
Então já sabem o que aconteceu foram viver felizes para sempre. Felizes? Desta vez acho que não, foram embora para o sitio de carro, pois Januário estava muito cansado para galopar.
 Chegando lá a bicharada toda gritando animada com a chagada do dono. Eles dormiram e no outro dia que decepção um bilhete para Felisberto que o abriu devagarzinho, nela estava os seguintes dizeres:


_ Felisberto, a noite toda você passou cuidando do cavalo, e da bicharada assanhada, não me dando nenhuma atenção, parto ficando na memória seu beijo doce e o coice de Januário que não esquecerei jamais!   Amanda.  
(Leziane Cristina)

Este texto é uma boa estratégia para trabalhar narração. Os alunos fazem a sonoplastia da história, fica muito divertido. Uma proposta de material:  chapa, palha de aço, folha seca,  papel amassado e tampinhas.
Fonte: http://cnec82.blogspot.com/














               

Carta ao aluno


Macaé, 01 de junho de 2011.
Caro aluno
Vejo que você usa constantemente a internet, por isso vou te dar algumas dicas para que consiga usufruir melhor este recurso em suas pesquisas na mesma. Na internet realmente você encontra um vasto campo de pesquisa que pode facilitar a sua aprendizagem, é uma fonte muito rica de conhecimentos que viabiliza qualquer pesquisa que queira fazer. Porém tenha cuidado ao pesquisar na net, nem tudo tem qualidade, nem tudo tem informação confiada.
Com a facilidade e liberdade de ir a qualquer link, você precisa selecionar suas pesquisas, não disperse do objetivo de sua pesquisa, ao distrair em outros links você se perde do foco, do  porquê da pesquisa e não adquiri o conhecimento necessário para sua aprendizagem, sei que é tentador, mas procure ser forte que conseguirá.
Também devo alertá-lo que qualquer pessoa pode publicar qualquer coisa na net, é um campo democratizado, por isso selecione o que vai estudar ou pesquisar, procure se informar quem foi a pessoa ou instituição  que publicou, se possui credibilidade. Sua fonte de pesquisa é fundamental para seus estudos e outros tipos de pesquisas que não venham ser em âmbitos educacionais.
A qualidade do seu trabalho virtual está em boa informação atrelada a uma boa fonte, por isso não esqueça nunca de colocar em suas atividades quem foi o autor de qualquer pesquisa não são texto, mas imagens, vídeos, músicas,  entre outras.
Para finalizar troque sempre idéias para com outras pessoas a respeito dos sites que você visita, essa troca favorece sua seleção do que é bom ou ruim, e a propósito eu também pesquisei na net para lhe mandar essa missiva o endereço é:
caso esteja interessado é um ótimo site.
        Mas não se esqueça que você também pode aproveitar este recurso tecnológico para aproximar de quem ama, um parente distante, um autor de algum livro que admira, de trocar atividades com os colegas de classe, enfim, é o mundo em suas mãos. Mundo o qual você modela e controla para o seu proveito, lazer e necessidades.
Um abraço de sua professora Leziane