Mídias sociais “são recursos online de interação social que compartilha opiniões”. A partir desta afirmação podemos analisar que tudo que podemos usar como interação com outro indivíduo faz parte da mídia social, sendo assim o Orkut, o face, o fórum, dentre outros compõe uma teia onde milhares de pessoas dividem o que pensam, suas experiências. Dentro deste contexto podemos considerar também como mídias sociais as redes sociais. A grande diferença é o espaço específico onde as pessoas se comunicam. Veja: o face é uma mídia e uma rede social. Além das pessoas trocarem suas ideias, você está em um ambiente específico, o que caracteriza rede social, espaço onde você interage. O capital social não deixa de ser um ambiente de interação, mas que precisa de investimentos. O Orkut é um ambiente virtual onde você deixa mensagens para seus amigos, já o facebook você conversa de maneiro instantânea com um amigo. Então, houve um aprimoramento/ investimento que fez com que muitas pessoas migrassem ou procurassem uma mídia mais atualizada/ avançada para se comunicar. As três questões apresentadas no final compreendemos como mídias, mas cada uma possui uma definição diferente dentro desta discussão.
Rede social são conjuntos de pessoas que buscam virtualmente e trocam entre si experiência, informações e conceitos,sendo isso do bom senso comum de todos,entre este grupo o conhecimento adquirido é do interesse de todos.
Mídia social são os recursos que utilizamos para encontrarmos grupos ou individualmente pessoas, ao qual desejamos manter relacionamentos específicos, principalmente no que se trata de futuro.
Capital social é o que adquirimos, ou seja, recebemos desta interação e troca destes grupos de pessoas virtuais; é o que necessitamos para disseminar conhecimento entre grupos de pessoas.
O capital social, por sua vez, é definido como as normas, valores instituições e relacionamentos compartilhados que permitem a cooperação dentro ou entre os diferentes grupos sociais. Dessa forma, são dependentes da interação entre, pelo menos, dois indivíduos. Assim, é evidente a estrutura de redes por trás do conceito de capital social, que passa a ser compreendido como um recurso da comunidade construído pelas suas redes de relações. A construção de redes sociais e a conseqüente aquisição de capital social.
Quando vemos o vídeo e a leitura dos textos, vemos como as redes sociais são antigas e fazem parte das nossas interações pessoais, pois desde os tempos da escrita de cartas, já podíamos dizer que havia redes sociais só que mais lentas e sem muita interação. O que não acontece hoje com avanço tecnológico e interação afetiva, cultural pode dizer que muitas maneiras de relacionar com o mundo e olhar para novas culturas mudaram os seres humanos, contudo não podemos deixar de indagar que redes sociais realmente não se fizeram sozinhas, mas com a ajuda de pessoas com visões amplas de aproximarem mais os seres humanos através de contatos virtuais, que favoreçam esta aproximação e trocas de experiências para um mundo cada vez mais informado e explorado virtualmente.
Trecho: texto colaborativo dos alunos: (Lucia Jurema, Luciene Siqueira Cabral, Letícia Bessa, Helen Cristina, Leziane Cristina Dias, Guilherme Augusto Cerqueira Moreira).
Nenhum comentário:
Postar um comentário