sábado, 27 de julho de 2013

Para Melhorar a Memória



Há quem diga que a memória é como um músculo, que cresce sempre que exercitado. Realmente, os especialistas confirmam que a memória funciona cada vez melhor se for treinada.Veja abaixo algumas dicas para exercitar sua memória e como evitar que ela se torne falha e preguiçosa.

XADREZ

É um ótimo exercício para a memória, pois exige bastante dela. Já reparou que um bom jogador de xadrez nunca esquece suas jogadas?

ATENÇÃO

A memória para determinado fato está relacionada à importância que lhe atribuímos e isso pode ser chamado de atenção. A atenção aos detalhes facilita a memorização e é um fator fundamental para aquisição de novas informações.

ALIMENTAÇÃO

Algumas vitaminas são essenciais para o bom funcionamento da memória como a tiamina, o ácido fólico e a vitamina B12, que podem ser encontradas em pães, cereais, legumes e frutas. A água também é indispensável, pois a desidratação pode levar à confusão e outros problemas de pensamento.

SONO

Uma boa noite de sono ajuda a armazenar o que foi aprendido no dia, na memória de longo prazo.

LINKS MENTAIS

Fazer links mentais relacionando ideias ou conceitos em fatos inusitados pode ajudar a memorizá-los com mais facilidade. Nossa mente memoriza melhor o que é diferente, curioso.

DESINTOXICAÇÃO

Procurar um tratamento ortobiomolecular para uma desintoxicação do organismo pode ajudar, além de fornecer uma reeducação alimentar. Isso porque a boa memória está relacionada também ao bom funcionamento do metabolismo ou a problemas bioquímicos (excesso de chumbo ou mercúrio no organismo, por exemplo).

Mecanismos
Certos mecanismos, como os Mnemônicos, ajudam a desenvolver a memória por meio de princípios artificiais de organização, como as rimas para o ensino de crianças: “um - dois, feijão com arroz...”. As palavras-chave também são mecanismos mnemônicos que auxiliam na memorização de conceitos. Outro mecanismo é o sistema visual-simbólico, um modo de memorização através da associação de ideias ou palavras com objetos. Por meio da comparação sucessiva relacionam-se duas idéias, lembramos de uma e consequentemente da outra.

INTERESSE

Quanto maior o interesse, mais facilmente se aprende e se arquiva o conhecimento na memória.

ESCRITA

Escrever é uma forma de ampliar seu banco de dados e exercitar a memória.

Extraído do texto Melhora a Memória de Camila Mitye


Nenhum comentário:

Postar um comentário