Esta semana presenciei uma conversa que me deixou um pouco incomodado.
Estava uma mãe a falar com uma Professora responsável por um Centro de
Explicações e dizia qualquer coisa como isto,..”sabe queria que o meu
filho tivesse explicações para o ajudar a melhorar o seu desempenho,
sabe ele não escreve muito, ele tem um PROBLEMA pois apesar de aprender
com facilidade, ele não consegue escrever muito, não desenvolve muito os conteúdos.” E repetiu a palavra PROBLEMA umas quantas vezes.
Uma sugestão que deixo aos pais e educadores, jamais digam a uma
criança (nem a adultos) que ela tem um problema. Reparem no seguinte: a
palavra PROBLEMA geralmente tem uma conotação positiva ou negativa?
A palavra PROBLEMA que tem uma conotação negativa, verbalizada por
alguém do seu círculo de confiança (pais, familiares próximos,
professores ou amigos) levarão a criança ou o adolescente (já para não
falar no adulto) a assumir que tem algo de diferente dos outros,
sentindo-se inferior. Quantas mais vezes for repetida a palavra
PROBLEMA, mais a criança vai assumir que tem algo muito difícil de
ultrapassar; se ela sentia já dificuldades, mais irá ter porque a sua
resistência a aprendizagem também será maior. Quem é que se sente
motivado para aprender algo que tem muitas dificuldades?!?!?
A
própria palavra PROBLEMA pode gerar um estado mental e físico negativo
que, como disse anteriormente, criará maior resistência a aprendizagem.
Se levarmos ao extremo, uma criança com falta de atenção utilizará esse
“PROBLEMA” como um artifício engenhoso para manter sempre os pais mais
subservientes a eles, respondendo a quase todos os seus pedidos, o que
não é nada bom.
O que eu sugeria. Em vez de PROBLEMA a criança tem
um DESAFIO para superar, uma OPORTUNIDADE para se destacar. Manter a
confiança de que ela conseguirá aprender e melhorar qualquer aspecto que
possa não estar como desejado. Não pressionar muito e manter a Fé (Eu
sei que tens sentido dificuldades mas a Verdade é que, cada vez mais,
vejo que o teu esforço para melhorar, está a dar resultados). Potenciem o
reconhecimento quando ele mostra um comportamento/atitude positiva para
melhorar e estarão a evitar o inverso, dar atenção em demasia ao
problema e não à sua atitude para melhorar.
Por Nelson Ramos.
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