Vamos acalmar?
As crianças nesta faixa etária geralmente não se prende por muito tempo em uma atividade, portanto, toda e qualquer atividade deve ter de 15 a 20 minutos. Passado este tempo, mude a atividade.
Organize um planejamento
e estabeleça a sua rotina. Em sala, as crianças devem saber o que farão
durante o dia. No início da aula você pode escrever as atividades que
serão feitas e ir chamando as crianças para representar a rotina com
desenhos. Eles adoram!
Você precisa
de trabalhar os combinados com desenhos. Crie um combinado com a turma
permitindo que coloram os desenhos que representem as regras. Combine
com eles o que pode fazer, reforçando sempre o que pode, evitando a
palavra NÃO. Alguns exemplos: Guardar os brinquedos depois de brincar.
Fazer carinho nos colegas. Posso morder meu lanchinho, biscoitinhos...
Prestar atenção na professora etc.
Uma atividade que prende a atenção
deles por algum tempo: Garrafas pet com grãos, bem coloridas para
balançar e fazer barulho... diga que é hora da bandinha. Coloque grãos
de diferentes tamanhos e você vai ter sons diferentes. Use também
bolinha de papel crepom, água e detergente e não encha a garrafa
totalmente. Quando balançar vai fazer espuma.
As garrafas citadas acima também podem
ser usadas para rolar no chão, eles adoram. Não se esqueçam que você
precisa ter uma garrafa pra cada um e que as tampas devem ser muito bem
colocadas e coladas com fitas adesivas coloridas para evitar acidentes.
Nessa idade, os alunos se interessam
por pintura, massinha, historinhas, teatrinho de fantoches, circuitos
(passar por diferentes objetos trabalhando a psicomotricidade grossa),
fazer alinhavos, desenhar, perceber as letrinhas iniciais dos nomes
etc.
Nesta faixa etária elas também são
muito prestativas! Não dispense a ajuda deles, solicite-a na organização
da sala e outras atividades.
Brinque bastante com sua turminha, mas sempre com atividades que tenham um objetivo. Planejar tudo aqui é muito importante.
Os castigos são formas tradicionais de
disciplinar. Muitos trabalham com castigos mas geralmente eles não dão
muito resultado, só deixam a criança mais nervosa e agitada. As crianças
de 3 anos já compreendem regras claras... converse muito com elas.
Trabalhe com rodinha de conversa,
mostre para eles as atividades do dia, você pode fazer essa rotina com
fotos das atividades, com gravuras ou com os objetos. Exemplo: Leitura
de história (mostra uma foto da turma ouvindo história, ou uma gravura
ou leve o livro que você vai ler e mostre para eles). Areia (mostre a
foto da turma brincando na areia, ou uma gravura ou uma pazinha ou um
balde) e assim sucessivamente fazendo com todas as atividades.
Uma coisa que deixa a turminha muito
agitada são atividades que não próprias para a idade deles, cuidado com
as atividades que você esta trabalhando.
Nesta idade você tem como objetivos: socialização, ampliar o vocabulário, exploração de diversos materiais, jogos simbólicos. Foque nos objetivos!
Cante músicas em cada atividade, para
chamar a atenção da turma: na hora de guardar os brinquedos, ao ir e
sair do do parque, etc... assim eles já vão sabendo o que devem fazer.
Seja firme, não grite, mas tenha
firmeza, olhe nos olhos e sempre sempre abaixe e fique da altura da
criança para falar com ela.
Tenha muita paciência, persistência e acima de tudo, ame o seu trabalho. Isto é de fundamental importância. Boa sorte!!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário