A dificuldade em realizar a leitura é tida como um dos maiores obstáculos enfrentados pelos alunos. Preocupados com essa questão, vários educadores estão em busca de o melhor caminho a seguir, contribuindo para um melhor desenvolvimento da leitura.
Segundo pesquisas, as
escolas estaduais apresentam maior índice em relação à dificuldade com a
leitura, porém, vale ressaltar que acontece em todas as instituições de
ensino independente do segmento (público ou particular).
É de suma importância para lidar com
esta situação, enquanto educadores, ter a consciência de que as
dificuldades apresentadas na leitura estão intensamente ligadas ao
desenvolvimento das habilidades na escrita provenientes de alterações ou
erros de sintaxe, estruturação, organização de parágrafos, pontuação,
bem como todos os elementos necessários para a composição do texto.
Partindo desse pressuposto, segue
algumas sugestões de estratégias a serem aplicadas de forma que venha
facilitar o desempenho no processo de leitura que os alunos apresentam
em sala de aula:
• Procure fazer um momento de divisão
para leitura, sendo que durante a aula metade do tempo seja dedicado à
leitura prazerosa, onde cada um lê o que é de seu interesse, e a outra
parte seja voltada para a prática da leitura voltada para o
desenvolvimento de conteúdos;
• A escola pode promover campanhas de
incentivo à leitura, estimulando os alunos a lerem. Por exemplo: gibis
como forma de leitura e entretenimento;
• Trabalhar na análise e decomposição de
frases escolhendo palavras segmentando-as em sílabas e fonemas,
intervindo na memória, passando de memorização à memória de longo prazo.
Vale ressaltar que não deve ser realizada de forma mecânica ou
descontextualizada, por exemplo, f e v são vagos quando isolados, mas
quando proposto em palavras (faca ou vaca) já permitem um maior
entendimento, o que facilita a aprendizagem;
Segundo Duke e Pearson
(2002) existem seis tipos de estratégias de leitura consideradas
relevantes, baseadas em pesquisas tidas como auxiliares no processo de
leitura. São as seguintes:
• Predição: trata-se de antecipar, prever fatos ou conteúdos do texto, utilizando o conhecimento existente para facilitar a compreensão.
• Pensar em voz alta: o leitor verbaliza seu pensamento enquanto lê.
• Estrutura do texto:
analisar a estrutura do texto, auxiliando os alunos a aprenderem a usar
as características dos textos, como cenário, problema, meta, ação,
resultados, resolução e tema, como um procedimento auxiliar para
compreensão e recordação do conteúdo lido.
• Representação visual do texto:
auxilia leitores a entenderem, organizarem e lembrarem algumas das
muitas palavras lidas quando formam uma imagem mental do conteúdo.
• Resumo:
tal atividade facilita a compreensão global do texto, pois implica na
seleção e destaque das informações mais relevantes contidas no texto.
• Questionamento:
auxilia no entendimento do conteúdo da leitura, uma vez que permite ao
leitor refletir sobre o mesmo. Pesquisas indicam também que a
compreensão global da leitura é melhor quando alunos aprendem a elaborar
questões sobre o texto.
Vale ressaltar que, tanto no
desenvolvimento da leitura quanto da escrita, pais e professores são
mediadores indispensáveis no processo de aprendizagem, prevenindo e
intermediando através da correção quando necessária e com cautela.
Por Elen Campos Caiado
Graduada em Fonoaudiologia e Pedagogia
Equipe Brasil Escola
Graduada em Fonoaudiologia e Pedagogia
Equipe Brasil Escola
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