Uma pesquisa feita pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento
Econômico (OCDE) aponta que no Brasil o professor perde 20% do tempo de
aula acalmando os alunos e colocando a classe em ordem para poder
ensinar. Além disso, o estudo aponta que 60% dos professores brasileiros
ouvidos têm mais de 10% de alunos-problemas em sua sala de aula, o
maior índice entre os países participantes do estudo.
A pesquisa Pesquisa Internacional sobre Ensino e Aprendizagem (Teaching
and Learning Internacional Survey, Talis, na sigla em inglês) ouviu
professores de 33 países.
O estudo aponta que no Brasil o professor perde 20% do tempo para por a
classe em ordem e acabar com a bagunça, 13% do tempo resolvendo
problemas burocráticos e 67% dando conteúdo. É o país que onde o
professor mais perde tempo de aula. A média dos países da OCDE é de 13%
do tempo para acabar com a bagunça.
O estudo perguntou aos professores se eles têm mais ou menos de 10% de
alunos problemáticos na classe. O Brasil teve 60% dos docentes apontando
terem mais de 10% de estudantes problemáticos. Chile, México e Estados
Unidos aparecem depois. Na outra ponta, Dinamarca, Croácia, Noruega e
Japão têm menos relatos de professores sobre alunos com mau
comportamento.
Os dados foram levantados em 2013 com alunos do ensino fundamental e
ensino médio (alunos de 11 a 16 anos), mas um relatório sobre a questão
de comportamento dos alunos foi divulgado este ano. No Brasil, 14.291
professores e 1.057 diretores de 1.070 escolas completaram o
questionário da pequisa.
A pesquisa Talis coleta dados sobre o ambiente de aprendizagem e as
condições de trabalho dos professores nas escolas de todo o mundo. O
objetivo é fornecer informações que possam ser comparadas com outros
países para que se defina políticas para o desenvolvimento da educação.
fonte: http://g1.globo.com/educacao/noticia/2015/03/professor-no-brasil-perde-20-da-aula-com-bagunca-na-classe-diz-estudo.html
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