sexta-feira, 25 de março de 2016

Por quê algumas pessoas se viciam em drogas e outras não?


Isto está diretamente ligado a fatores cerebrais e genéticos. Algumas pessoas apresentam alterações em uma área chamada de "sistema de recompensa", responsável pela produção de prazer no organismo. É nessa área que as drogas atuam, gerando uma ilusão temporária que leva essas pessoas a consumi-la de forma compulsiva, não só para ter prazer mas também para evitar o extremo mal-estar que a abstinência produz.

A droga ajuda a equilibrar estes desajustes cerebrais, levando o individuo ao vício.

Então a droga ajuda a melhorar o desempenho de algumas áreas do meu cérebro?

Até certo ponto sim, na verdade, em muitas pessoas, o cérebro adora as drogas. O problema é que para a manutenção deste prazer momentâneo outras áreas do organismos e do próprio cérebro são extremamente exigidas.

Ratos que são colocados em gaiolas com potes de comida e cocaína, ficam apenas no pote de cocaína até morrerem. Acredito que não seja uma escolha inteligente, né?

Na dúvida se você tem ou não tendência de se viciar o melhor é continuar com ela. Existem várias outras coisas, como atividade física e sexo, que a curto e médio prazo geram sensações semelhantes a causada pelas drogas. Mas então por quê tem gente que opta pelas drogas? É mais fácil e rápido. E, infelizmente, o ser humano tem uma tendência natural a optar pelo mais fácil.

A imagem mostro o cérebro pós morte de um usuário de cocaína.
— com Gabrielle Rosa.




fonte:  https://www.facebook.com/biologiajubilut/photos/a.342439539171747.79946.231295150286187/342439542505080/?type=3&theater

Nenhum comentário:

Postar um comentário